quinta-feira

Sistema Nervoso

    O Sistema Nervoso é dividido em: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. Esse sistema é responsável por coordenar, controlar e regular as atividades do corpo e inclusive os outros sistemas que formam o ser humano, é basicamente ele que nos diferem dos vegetais. 



O Sistema Nervoso Central (SNC)

Medula espinal: é responsável por transmitir informações do encéfalo para o restante do corpo, fica localizada na coluna vertebral e pode agir independente do comando do cérebro, quando o corpo necessita de uma resposta rápido, exemplo: Ao encostar em uma estrutura muito quente, a medula espinal assume o comando e faz com que você se afaste rapidamente.

Cérebro: O grande responsável pelo sistema nervoso e também o mais desenvolvido para atuar em diversas funções, necessita de 1/3 de nossa energia para manter o funcionamento adequando, por mais estudos realizados ele ainda é uma incógnita para os cientistas.  Toda nossa inteligência está ali, nossas memorias e nosso aprendizado, ao contrario do que muito acreditam, o cérebro é muito preguiçoso, ele aprende rapidamente uma determinada função e passa a tarefa para o cerebelo executar. Exemplo: Dirigir um carro; lavar louça; entre outros.

Cerebelo: responsável pelo controle motor e também conhecido como "piloto automático", quando realizamos alguma tarefa que não estamos prestando atenção, na verdade quem esta realizando esta tarefa é o cerebelo. Também responsável pelo equilíbrio do corpo, nos ajuda a nos manter em pé.

Bulbo e Ponte: são responsáveis pela comunicação do cérebro com a medula espinal, coordenando os estímulos vindos de diversas partes do corpo.

Sistema Nervoso Periférico

Sistema Nervoso Voluntário: Todos os movimentos que realizamos de modo voluntário é controlado por esse sistema que, através dos neurônios envia os movimentos para SNC, por sua vez o SNC também envia comandos para o sistema nervoso periférico, atribuindo assim, a realização de nossas vontades.

Sistema Nervoso Involuntário: São os movimentos autônomos do corpo, ou seja, aqueles do qual você não tem controle algum, é dividido em simpático e parassimpático, tendo função antagônica um sobre o outro, exemplo: quando um estimula, o outro relaxa.

O por fim, o grande responsável por todo esse acontecimento, os neurônios. 

    Os neurônios são células cuja função é comunicação com o corpo inteiro, eles se comunicam através da sinapse nervosa por onde propagam os impulsos elétricos.

Nenhum comentário:

HERPES

    A Herpes é causada por um vírus, o mesmo que causa a catapora. Existem 2 tipos de vírus, um deles conhecido como Herpes zóster .  ...