quinta-feira

Trufa- Um Fungo Comestível

A trufa é um fungo subterrâneo muito apreciado pelo seu aroma e sabor inigualável. São consideradas raridades desde a época romana e consumidas e desejadas pelo mundo todo. A trufa é rica em água contendo cerca de 80% a 90% de sua composição, mas também possuí proteínas, hidratos de carbono e baixo teor calórico, o que faz da trufa um alimento saudável e delicioso. 

É possível encontrar em uma profundidade de 20 a 40 centímetros abaixo da terra e estabelecem uma relação de simbiose com as raízes de árvores como o carvalho e a castanheira. A trufa não realizam fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore. Já ás árvores extraem os sais minerais vindos das trufas. Por isso é uma relação de simbiose, pois há benefícios em ambas as espécies.

A estrutura da trufa, se divide em duas: primeira a parte comestível (o fruto) e a segunda formada pelas raízes do fungo chamadas Micelium, responsável por sua produção. As trufas podem ser pequenas, grandes, circulares ou irregulares, o que vai determinar suas características são fatores climáticos como: temperatura, umidade, grande quantidade de água e composição do terreno são fundamentais para o desenvolvimento deste fungo. Cada variedade demanda por um clima específico.

O nome da casca da trufa é denominado Peridium e sua parte interna é chamada de Gleba, onde contém as sementes que recebem o nome de esporas.


O preço delas são bem caros, pois é muito difícil encontra-lá na natureza, precisando do auxílio de cães farejadores treinados para achar a localização exata das trufas. 

Nenhum comentário:

HERPES

    A Herpes é causada por um vírus, o mesmo que causa a catapora. Existem 2 tipos de vírus, um deles conhecido como Herpes zóster .  ...