Vacina da Gripe

       Todo ano vemos na mídia a campanha para vacinação contra gripe. A vacina é optativa e estará disponível na rede privada e na rede pública. Embora o governo disponibilize a vacina, não são todos que podemos ser vacinados gratuitamente. Nos postos de vacinação da rede pública pessoas acima de 60 anos, mulheres que deram a luz em até 45 dias, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos e profissionais da saúde podem receber a vacina gratuitamente.
     A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus. A cada ano o tipo da vacina muda, pois os pesquisadores realizam um levantamento dos vírus mais comum naquela época. Embora não seja divulgada, muitas pessoas morrem por ano devido a gripe ou a baixa imunidade causados pela gripe. O vírus causa problemas respiratórios caraterizada por febre alta, calafrios, cefaleia e mal estar. Estes sintomas acredito que a maioria das pessoas conheçam, pois é muito comum recebermos a notícia que alguém está gripado. Por mais comum que pareçam estes sintomas e a gripe, pessoas com a saúde fragilizada podem ter complicações maiores se entrar em contato com este vírus. Pensando nisso, o governo proporciona vacinação gratuita para alguns, quem não se enquadra nos quesitos mencionados acima, poderá tomar a vacina na rede privada.
     Vale lembrar que, tomar a vacina da gripe não significa que você não pegar nenhum tipo de gripe, pode ser que seja contaminado por um outro tipo de vírus que não se enquadra na vacina.
     Um mito comum da vacina é que pessoas quando vacinadas, ficam gripas. Isto é apenas um mito pois o vírus não causa a gripe e sim previne, o que podemos explicar sobre isso é que provavelmente a pessoa já estava contaminada com o vírus ou estava com a imunidade muito baixa. Pode tomar a vacina sem medo.

Nenhum comentário: