Pular para o conteúdo principal

VITAMINA D

     Para o bom funcionamento do nosso corpo, precisamos de alguns compostos necessários para uma vida saudável, como: água, proteínas, vitaminas, entre outros.

     Não existe o mais importante e o menos importante, pois para o corpo funciona, precisa de todos. Umas das vitaminas muito conhecida é a Vitamina D, acredito que a maioria já ouviu falar dela.

     Esta vitamina tem como principal função fortalecer os ossos e os dentes, pois ela ajuda o nosso corpo a absorver cálcio. Sem a presença dela, ossos e dentes ficariam fracos e suscetíveis a quebra.

     Ingerir uma grande quantidade de cálcio e baixa vitamina D não terá um efeito significante. Para obter resultados todos os compostos precisam estar em equilíbrio.




     A facilidade desta vitamina é que o nosso corpo é capaz de produzir. Como? Simples, vinte minutos no sol, por dia e seu corpo produziu uma quantidade ideal para garantir a absorção de cálcio. Alguns alimentos possuem a vitamina D, mas em baixa quantidade e não suprindo a necessidade do nosso organismo.



Funções da vitamina D

As funções da vitamina D no organismo são:
  • Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
  • Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis;
  • Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
  • Aumentar a produção de músculos;
  • Melhorar o equilíbrio;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a saúde cardiovascular;
  • Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama;
  • Prevenir o envelhecimento precoce.
  A Importância
   
     É muito comum recém-nascido tomarem banho de sol, para produzir vitamina D e fortalecer os ossos, já que sua dieta é rica em cálcio.

     Algumas doenças, como a depressão podem acontecer pela falta desta vitamina, ou até mesmo o remédio não apresentar efeito algum.

     Procure ficar exposta ao sol 3 vezes por semana, em horários como o início da manhã ou final de tarde (evite os horários entre 10:00 e 15;30) e deixe que pelo menos 50% do seu corpo esteja descoberto por 20 minutos. .

     É importante ressaltar que para produzir a vitaminada D não poderá ter barreiras como: vidro, protetor solar entre outros. Tudo de forma natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fungo "Orelha-de-pau"

O fungo orelha-de-pau (Polyporus sanguineus) é um organismo fascinante com várias características e funções interessantes. Aqui estão alguns pontos adicionais: Características Físicas Aparência : O fungo apresenta uma forma que lembra uma orelha e uma textura lenhosa. Suas cores podem variar de tons de vermelho a marrom, com uma superfície geralmente lisa e brilhante. Corpo de Frutificação : A parte visível do fungo é o corpo de frutificação, que é onde ocorre a produção de esporos. Esses esporos são liberados no ar e podem iniciar novas colônias se encontrarem condições adequadas. Ecologia e Habitat Habitat : Além de troncos de árvores em decomposição, o Polyporus sanguineus pode ser encontrado em tocos, galhos caídos e outros materiais vegetais mortos. Ele prefere ambientes úmidos e sombreados, comuns em florestas tropicais. Distribuição Geográfica : Embora seja encontrado principalmente em regiões tropicais, ele também pode ser encontrado em áreas subtropicais e temperadas, onde ...

O Fungo-Polvo ou "Dedo-do-diabo"

     Este lindo fungo que parece com os tentáculos de um polvo é nativo da Austrália, mas é possível encontrar em diversas regiões do mundo.      Os "tentáculos" aparecem para espalhar os esporos o que irá contribuir para a proliferação do fungo. Antes da reprodução ele fica em forma de ovo, somente depois os tentáculos aparecem. É um fungo decompostor de matérias mortas. Quando cresce seus tentáculos exala um cheiro de carne podre para atrair as moscas até ele. Ao posar no fungo, as moscas que pensavam estar em uma carniça, terão esporos grudados em seu corpo que irá  espalhar e contribuir para a reprodução. Além de exalar o cheiro de carne podre para atrair insetos, o cheiro desagradável afasta qualquer predador.      É um fungo comestível, porém, somente quando está na fase do ovo. Em algumas regiões é uma iguaria, mas é preciso tomar cuidado e conhecer bem Antes de ingerir qualquer planta ou fungo desconhecido.   ...

Trufa- Um Fungo Comestível

A trufa é um fungo subterrâneo muito apreciado pelo seu aroma e sabor inigualável. São consideradas raridades desde a época romana e consumidas e desejadas pelo mundo todo. A trufa é rica em água contendo cerca de 80% a 90% de sua composição, mas também possuí proteínas, hidratos de carbono e baixo teor calórico, o que faz da trufa um alimento saudável e delicioso.  É possível encontrar em uma profundidade de 20 a 40 centímetros abaixo da terra e estabelecem uma relação de simbiose com as raízes de árvores como o carvalho e a castanheira. A trufa não realizam fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore. Já ás árvores extraem os sais minerais vindos das trufas. Por isso é uma relação de simbiose, pois há benefícios em ambas as espécies. A estrutura da trufa, se divide em duas: primeira a parte comestível (o fruto) e a segunda formada pelas raízes do fungo chamadas Micelium , responsável por sua produção. As trufas podem ser pequenas, grandes, circulares ou irregulares, ...