Pular para o conteúdo principal

É PRECISO RECICLAR

     Há muito tempo se ouve falar sobre RECICLAGEM, mas na verdade poucos praticam este habito. Muitos resíduos ainda vão para o aterro sanitário.

     É preciso entender que todo o nosso lixo é enterrado, para então iniciar o processo de decomposição, alguns materiais levam anos para se decompor, outros são mais rápidos, as grandes cidades já apresentam problemas com espaço para o aterro, isso vai se tornar cada vez mais comum, pois a população cresce, o consumo cresce e cada vez mais o lixo aumenta.

     A maioria das cidades grandes já possuem coleta de lixo reciclável, porém, muitos ainda não adquiriram este habito ou até mesmo não sabem como faz. O mais triste que nem nas campanhas eleitorais tem um projeto para iniciar esta prática.



COMO CONSCIENTIZAR


     A conscientização da reciclagem tem que vir por parte dos órgãos públicos, informando e incentivando a população para separar o que ainda pode ser utilizado. Estas campanhas ainda são falhas ou até mesmo inexistentes, não há um interesse e nem uma cobrança sobre esse tema, apenas ignoram e continuam o descarte diário de resíduos.

     Investimos em nossas crianças, conscientizando elas sobre o assunto e sobre a necessidade de separar e reciclar. Elas ainda não estão engessadas e com isso se tornam receptivas a novos costumes. O mais incrível é o poder que elas tem, cobrando dos seus responsável uma atitude para melhorar nosso mundo.

     Não podemos mais fechar os olhos para este tema, o assunto precisa ser abordado e as pessoas precisam se habituar a separar seu lixo. Alguns segundos a mais no dia a dia, podem fazer uma diferença de anos na natureza. Cobrar das prefeituras uma atitude ecológica e garantir uma cidade para as futuras gerações.

COMO SEPARAR


     Todo reciclagem deve estar em uma sacola verde, onde indica que o material pode ser reutilizado, além do mais é necessário que todos estejam limpos e secos, pois evita a decomposição durante o  percurso.

     Vidros devem ser colocados em sacolas separadas e de preferência enrolados com jornais, para evitar acidente em quem manipula os resíduos.

     A maioria das embalagem vem a informação se podem ou não ser reciclada, dê preferências por embalagem que são recicladas ou que podem ser reutilizadas, inclusive opte por aquelas que utilizam menos material, isso também contribui com a natureza.

Você pode fazer a diferença, cuide do que é nosso. A natureza e as futuras gerações, agradecem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fungo "Orelha-de-pau"

O fungo orelha-de-pau (Polyporus sanguineus) é um organismo fascinante com várias características e funções interessantes. Aqui estão alguns pontos adicionais: Características Físicas Aparência : O fungo apresenta uma forma que lembra uma orelha e uma textura lenhosa. Suas cores podem variar de tons de vermelho a marrom, com uma superfície geralmente lisa e brilhante. Corpo de Frutificação : A parte visível do fungo é o corpo de frutificação, que é onde ocorre a produção de esporos. Esses esporos são liberados no ar e podem iniciar novas colônias se encontrarem condições adequadas. Ecologia e Habitat Habitat : Além de troncos de árvores em decomposição, o Polyporus sanguineus pode ser encontrado em tocos, galhos caídos e outros materiais vegetais mortos. Ele prefere ambientes úmidos e sombreados, comuns em florestas tropicais. Distribuição Geográfica : Embora seja encontrado principalmente em regiões tropicais, ele também pode ser encontrado em áreas subtropicais e temperadas, onde ...

O Fungo-Polvo ou "Dedo-do-diabo"

     Este lindo fungo que parece com os tentáculos de um polvo é nativo da Austrália, mas é possível encontrar em diversas regiões do mundo.      Os "tentáculos" aparecem para espalhar os esporos o que irá contribuir para a proliferação do fungo. Antes da reprodução ele fica em forma de ovo, somente depois os tentáculos aparecem. É um fungo decompostor de matérias mortas. Quando cresce seus tentáculos exala um cheiro de carne podre para atrair as moscas até ele. Ao posar no fungo, as moscas que pensavam estar em uma carniça, terão esporos grudados em seu corpo que irá  espalhar e contribuir para a reprodução. Além de exalar o cheiro de carne podre para atrair insetos, o cheiro desagradável afasta qualquer predador.      É um fungo comestível, porém, somente quando está na fase do ovo. Em algumas regiões é uma iguaria, mas é preciso tomar cuidado e conhecer bem Antes de ingerir qualquer planta ou fungo desconhecido.   ...

Trufa- Um Fungo Comestível

A trufa é um fungo subterrâneo muito apreciado pelo seu aroma e sabor inigualável. São consideradas raridades desde a época romana e consumidas e desejadas pelo mundo todo. A trufa é rica em água contendo cerca de 80% a 90% de sua composição, mas também possuí proteínas, hidratos de carbono e baixo teor calórico, o que faz da trufa um alimento saudável e delicioso.  É possível encontrar em uma profundidade de 20 a 40 centímetros abaixo da terra e estabelecem uma relação de simbiose com as raízes de árvores como o carvalho e a castanheira. A trufa não realizam fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore. Já ás árvores extraem os sais minerais vindos das trufas. Por isso é uma relação de simbiose, pois há benefícios em ambas as espécies. A estrutura da trufa, se divide em duas: primeira a parte comestível (o fruto) e a segunda formada pelas raízes do fungo chamadas Micelium , responsável por sua produção. As trufas podem ser pequenas, grandes, circulares ou irregulares, ...